sábado, 1 de novembro de 2008



Daniela Solange Giblott

&
Ricardo Mesquita

Daniela, este é o nome da dona da voz da primeira edição da Fadonga. Uma voz forte, presente e carregada de emoção, assim a defini quando a ouvi. Com ela vai cantar um amigo, Ricardo Mesquita um "imigrate" do norte do país que tem uma alma bastante alfacinha para quem vem para lisboa apenas pelo amor ao fado, ambos se dão a conhecer em casas de lisboa, um no chapito aos fds e o outro no restaurante esquina de alfama respectivamente.


"Desde pequenina sempre ouvi fado em casa, influenciada sobretudo pelo meu avô e a minha mãe. Desde cedo lhe apanhei o gosto e fui sempre cantarolando em casa.Com 6 anos cantei a primeira vez acompanhada de viola e guitarra na Adega Machado, no Bairro Alto. Entretanto e, desde essa altura não cantei mais em público. Aos 19 anos fiz parte da Animatuna de Lisboa e aí voltei a redescobrir o fado e a enorme satisfação que sinto ao cantar. A cantar sinto-me livre, sinto que posso alegremente contar tristezas e alegrias que fazem parte da vida de todos nós.

Apaixonei-me pelo tango no primeiro contacto que tive com essa envolvente dança no Teatro da luz, onde trabalhei. Gostei mais ainda quando me apercebi que era "dançável" ao som do fado. Duas formas de expressão tão intensamente envolventes, tristes e alegres simultaneamente e com um profundo toque de paixão e sensualidade se fundem quando se dança tango ao som do Fado. Foi esta a razão pela qual, apesar de ter um percurso muito pequenino no fado, não olhei para trás quando me convidaram a participar no projecto Fadonga. "

Ricardo :
O fado entrou na minha vida desde muito cedo e quase sem eu dar conta foi tomando espaço no meu espaço, conta-se em casa historias do antigamente, que falam dos fados cantados pela minha mae enquanto ia lavar para o rio. Ou seja, fui habituado a ouvir fado desde sempre, musica de eleiçao em casa. Foi com 6 anos que comecei a cantar uns faditos por brincadeira .. e hoje com 20 anos passados ja faz parte de mim e da minha vida.

Nao sabendo por onde começar, começo pelo fim...
2008-Actualmente canto em casas de fado de lisboa
2008-Convidado para a grande noite do fados no teatro S. Luis Lisboa
2008-Super leao d'ouro, participaçao na musica do filme "las tres hojas" tema espanhol (flamenco) de Garcia Lorca
2007-Convidado grande noite de fados (casa da imprensa) no Porto
2006-Participaçao no tele-filme "star crossed" com a presença de Diogo Morgado
2006-residente em casas/restaurantes de fados na cidade do porto
2006-participaçao na festa de homenagem do saudoso fadista/humorista portuense "Neca Rafael" no auditorio da C.M.Gaia.
2004-spot publicitario "A mae das promoçoes" (jumbo)
2001-Vencedor da grande noite de fados no coliseu do Porto
2000-Participaçao na grande noite de fados no coliseu do Porto
1999-Participaçao na grande noite de fados no teatro rivoli no Porto


.

3 comentários:

amarela disse...

porque és a estrela que brilha mais alto...
porque te adoro...
por que és a melhor amiga que podia ter...
e a cigana que tava no meu destino...
snoope tamos contigo...
mangolé du coração canta para que os nossos corações possam bailar ao som da vida!!
és luz...cor... e sabor...
:)bjunfas à reboleta

amarela disse...

porque és a estrela que brilha mais alto...
porque te adoro...
por que és a melhor amiga que podia ter...
e a cigana que tava no meu destino...
snoope tamos contigo...
mangolé du coração canta para que os nossos corações possam bailar ao som da vida!!
és luz...cor... e sabor...
:)bjunfas à reboleta

amarela disse...

porque és a estrela que brilha mais alto...
porque te adoro...
por que és a melhor amiga que podia ter...
e a cigana que tava no meu destino...
snoope tamos contigo...
mangolé du coração canta para que os nossos corações possam bailar ao som da vida!!
és luz...cor... e sabor...
:)bjunfas à reboleta