quinta-feira, 23 de outubro de 2008


...Nas margens do Fado...

É com este nome que se apresentam duas das guitarras mais promissoras e inovadoras da nova geração, Tiago Morna (guitarra portuguesa) e Nuno Estevens (viola). Nas margens do fado trabalham as suas melodias, abraçando e renovando outras influências e sonoridades e, é isso que lhes dá a distinção e individualidade sonora.

Numa destas influências nota-se sem duvida a marca do tango: “o Tango partilha muito do imaginário e das origens sociais que fazem a história e a alma da cidade de Lisboa. As mesmas cores, gestos em comum, uma dor cantada – daí muita gente colocar Fado e Tango como géneros "irmãos". Com estas palavras soube de imediato que seriam as pessoas certas para a Fadonga, é ao som deles q vamos lançar esta primeira edição.

Ao trinar da guitarra portuguesa do vencedor da Grande noite do Fado de 2006 e representantes da nossa expressão musical por esse mundo fora, como o fizeram em Dublin, no festival internacional EuroCultured. Espero que seja do agrado de todos e que a nossa dança sirva de influência e inspiração para projectos vindouros.
Os meus agradecimentos a ambos pela participação.

A esta grande dupla junta-se um dos maiores instrumentistas que tenho conhecimento. Desde guitarra eléctrica ao violino passando pelo piano; tudo o que tem cordas nas suas mãos produz som. Esta versatilidade aliada aos seus dotes de produtor e mestre de som fazendo de tudo o que tem ritmo e som autênticas melodias. Ao Fábio Silva aqui deixo o meu agradecimento pessoal pela sua participação no projecto, a admiração pelo seu conhecimento enciclopédico sobre música, arranjos, melodias, produção, edição e a participação com material de som e afins que vêm, sem dúvida dar outro nível à qualidade geral da nossa interpretação musical.


A todos juntos os meus sinceros agradecimentos e parabéns pelo esplêndido trabalho que têm feito nesta viagem de exploração que é procurar o fado do tango e o tango do fado.

Sem comentários: